O sincretismo religioso é um fenômeno que ocorre quando elementos de diferentes tradições religiosas são combinados em uma única prática ou crença.
Terreiro/Tenda Cabocla Jurema sob os cuidados da mãe de santo Neusa recebe a incorporação do caboclo Afonso Légua.
O terecô é uma religião afro-brasileira encontrada no interior do estado do Maranhão, no Nordeste brasileiro. Nela, as pessoas convivem com encantados – seres recebidos em rituais, mas também presentes em momentos ordinários. Os encantados se fazem presentes na incorporação, em sensações físicas ou em objetos que lhes pertencem. Esse conjunto heterogêneo de seres se organiza em famílias, que são formadas por parentesco consanguíneo e também “por consideração”. Aqui, na Terra, eles se relacionam com pessoas possuidoras de “mediunidade” e com aqueles que as rodeiam Quem é o orixá légua?
Légua pode ainda ser entendido como o caboclo de intermédio entre os seres humanos, a natureza e as outras entidades que preenchem o Terecô, sendo a Mata a morada natural dos seres. "A família de Légua constitui uma classe de espíritos cultuados em diversas religiões afro-brasileiras, notadamente no nordeste do Brasil. É uma das mais conhecidas no Tambor de Mina e na cidade de Codó-Maranhão que leva o seu nome. (texto/Internet)
Nenhum comentário:
Postar um comentário